Por João Paulo Curado
Os atletas de Planaltina Goiás, estão em sua maioria insatisfeitos com a atual Secretária de Esporte. "Aqui ninguém consegue nada. Há muito tempo não ganhamos se quer uma passagem para representar o municipio lá fora. Toda vez que precisamos da Secretaria de Esporte a resposta é sempre um: não.", relatou Josemberg Nunes, o Montoya, que na atualidade mantêm o título de Campeão Brasileiro de Montain Bike.
Planaltina tem atualmente cerca de 50 ciclistas, sendo que deste total 50% são atletas competidores de várias categorias.
O Secretário de Esporte e Lazer de Planaltina relata que a secretaria não tem dinheiro para trabalhar com o desporto. Já a Constituição Brasileira diz no Art. 217 do Desporto, que " É dever do Estado fomentar práticar esportivas profissionais e não profissionais com os direitos de cada um observados".
Nossa equipe de reportagem ouviu também o treinador de futebol feminino, Sociedade Esportiva de Planaltina de Goiás, Roberto Carlos, que disse já ter conquistado vários títulos em todo país, mas nunca póde contar com o apóio da cidade. "Fico triste porque lá fora a gente é Planaltina, e quando precisamos de apóio do Secretário dificilmente a gente pode contar". Filiada a Federação Brasiliense de Futsal (2008) o time já conquistou 41 troféus e 27 títulos sendo um deles: Campeã Taça Brasília de Futsal Feminino 2007, Campeã I Campeonato de Futsal Feminino do Paranoá, terceiro colocada na I Copa Mazza de Futsal Feminino 2007, sexto colocada na I Copa Brasil de Futsal - etapa Brasília/Goiás 2008.
A maioria dos atletas planaltinenses não tem patrocínio e precisam trabalhar para manter o esporte. Rodrigo Nunes, que corre na categoria Master de Mountain Bike, até 30 anos, está em boa fase e está papando vários títulos pelo país afora. A penúltima competição disputada por Rodrigo, na Bahia, trouxe para Planaltina a taça de campeão. Rodrigo conta que toda vez que tem competição no DF é comum os atletas trazerem para casa cinco, seis ou até mais medalhas em todas as categorias.
Há muito tempo são ouvidas várias reclamações por parte dos atletas planaltinenses que não contam com o apóio, principalmente da Secretaria de Esporte e Lazer de Planaltina Goiás. Vários atletas já abandonaram o esporte pot falta de apóio.
No início do mandato do Prefeito Zé Neto, ele disse para o presidente da Associação de Ciclismo que "o pessoal do ciclismo não ficará de fora", mas pelo visto ainda ficará de fora por muito tempo.
Os atletas cobram urgentemente das autoridades do esporte mais responsabilidade e compromisso com a cultura da cidade. "O índice de atletas que estão largando o esporte é muito alto e preocupante, pois a maioria procuram como refúgio as drogas", relatou um ciclista que não quis dizer o nome.
O atual secretário de Esporte de Planaltina disse que ainda não há projetos para uma possível melhoria de vida dos atletas da cidade. Entretanto essa é a situação real de quem mora em Planaltina Goiás e depende de apóio para representar o esporte noutros Estados.
numa cidade em que para se usar o ginasio de esporte publico construido com o dinheiro do contribuinte tem que pagar cedencia não me espanta mais nada
ResponderExcluir